Câmara presta voto de louvor à primeira mulher comandante

19 Junho 2017

RUTE NEVES ASSUME, DESDE 3 DE JUNHO, FUNÇÕES DE 2ª COMANDANTE DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SANTO TIRSO

Foi aprovado por unanimidade, na reunião de Câmara da passada quarta-feira, o voto de louvor prestado pela autarquia à primeira mulher comandante de bombeiros no município. Rute Neves assume, desde 3 de junho, as funções de 2ª comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, “um marco histórico para o Município”, segundo Joaquim Couto.

Aos 41 anos, 14 dos quais ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Rute Neves é a primeira mulher comandante de uma corporação de bombeiros do concelho, assumindo, desde o passado dia 3 de junho, funções de 2ª comandante nesta corporação.

“É um marco histórico para o Município, e queremos felicitar também os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso pela coragem e visão de nomear para 2ª comandante, pela primeira vez na sua história, uma mulher. Isto depois de já ter sido a primeira corporação do concelho a admitir bombeiras no seu corpo de voluntários. Desejamos as maiores felicidades a Rute Neves no exercício das suas novas funções”, congratulou o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.
Rute Neves substitui no cargo o antigo comandante Firmino Neto, que, por limite de idade, abandonou o lugar ao fim de quase 50 anos de serviço, em prol da proteção e socorro da população do concelho.

Para Joaquim Couto “Santo Tirso é um Município com provas dadas em matéria de igualdade de género, não apenas nas instituições públicas, como por exemplo a Câmara Municipal, que tem 75 por cento de chefias do sexo feminino, mas também no movimento associativo e no tecido empresarial local”.