'Futuro passa pela criação de uma autarquia de nível superior'

21 Junho 2017

JOAQUIM COUTO NO 25º ANIVERSÁRIO DA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO:

Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, marcou presença na comemoração dos 25 anos da Área Metropolitana do Porto, no passado dia 14 de junho. A Casa da Música foi o palco para um debate sobre “As áreas metropolitanas, política de coesão e o pós-2020”, com um painel de intervenções virado para o futuro. Enquanto vice-presidente da AMP, Joaquim Couto acredita que “o futuro das áreas metropolitanas passa pela criação de uma autarquia de nível superior”.

Um quarto de século marca a história da Área Metropolitana do Porto. A celebração da data decorreu no passado dia 14 de junho, na Casa da Música, onde diferentes presidentes de municípios do Grande Porto trouxeram à mesa o tema “As áreas metropolitanas, política de coesão e o pós-2020”.

Também na qualidade de vice-presidente da AMP, Joaquim Couto marcou presença na comemoração. “Acredito que o futuro das áreas metropolitanas passa pela criação de uma autarquia de nível superior, com um executivo dotado de um orçamento à medida das novas responsabilidades, proveniente do Orçamento do Estado ou de impostos do Estado, e fiscalizado por uma Assembleia Metropolitana”, declarou.

A descentralização de competências continua a ser a grande prioridade de Área Metropolitana, bem como a necessidade de legitimar os seus órgãos e meios. “A nível de competências, é essencial a coordenação a nível metropolitano das áreas de planeamento, água, saneamento, promoção económica e turística, equipamentos públicos, sem esquecer a mobilidade. É essencial que a questão dos transportes seja estruturada a nível superior, de forma a que possa ser a pedra de toque da organização do território”, explica.

O debate levou ainda a palco, entre outros, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente José Mendes, Emídio Sousa, presidente da Área Metropolitana do Porto e Salvador Mila, diretor da presidência da AMP de Barcelona.