Câmara questiona desafios para a Coesão Social

21 Junho 2017

FÁBRICA DE SANTO THYRSO RECEBE I JORNADAS “DESAFIOS PARA A COESÃO SOCIAL”, AMANHÃ, PELAS 09H30

Amanhã, pelas 09h30, a Fábrica de Santo Thyrso recebe as I Jornadas “Desafios para a Coesão Social”. Sob o tema “Dependências-Agora posso imaginar o que faço”, a iniciativa é promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Centro de Respostas Integradas Porto Ocidental (ARS Norte) e pela Rede Social de Santo Tirso. O presidente da autarquia, Joaquim Couto, preside à sessão oficial de abertura, pelas 10h15.

Alertar para o trabalho em rede nas questões relacionadas com as dependências, saúde mental e sem-abrigo, é o objetivo da primeira edição das Jornadas “Desafios para a Coesão Social”. Promovida pela Câmara Municipal, em parceria com o Centro de Respostas Integradas Porto Ocidental (ARS Norte) e a Rede Social de Santo Tirso, a iniciativa tem como mote o tema “Dependências-Agora posso imaginar que faço”.

A IMOD da Fábrica de Santo Thyrso é o espaço escolhido para um dia de debate e partilha de conhecimento. A abertura do secretariado e o acolhimento dos participantes, bem como a distribuição da documentação tem lugar pelas 09h00.

Pelas 09h30, “O desafio do trabalho em rede em Santo Tirso” é o tema em destaque na mesa redonda, com Rui Santos, Coordenador Técnico da Rede Social de Santo Tirso, Isabel Sarmento, responsável pela Consulta Descentralizada do CRI Porto Ocidental e Carla Ferreira, Psicóloga da Casa do Meio Caminho. José Pedro Machado, vereador do pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal de Santo Tirso modera o debate.

Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal, preside a sessão oficial de abertura, pelas 10h15, que contará ainda com a participação de João Goulão, Diretor Geral do SICAD, Pimenta Marinho, presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Adelino Vale Ferreira, coordenador DICAD e Júlio Roque, coordenador do CRI Porto Ocidental.

Às 10h30 decorre uma Conferência sobre “Os Novos Desafios da Saúde-Serviços Especializados de Proximidade”, com participação de João Goulão e moderação de Júlio Roque. A CAID-Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, exemplo maior do concelho no que toca à integração social, fará o serviço de catering na pausa para café, pelas 11h15.

“Os novos paradigmas do trabalho em rede” são o tema destaque na Conferência que decorre pelas 11h30, moderada pela Diretora Executiva da ACES Grande Porto/Santo Tirso/Trofa, Ana Tato.

À tarde, pelas 14h30, haverá espaço para a música, com a atuação dos “Som da Rua”, projeto musical do serviço educativo da casa da música em parceria com a Liga para a Inclusão Social. A seguir, pelas 15h00, debatem-se “Os desafios da Saúde em Prol da Coesão Social”, numa conferência com a participação de Luís Fernandes, Professor Associado e Investigador do FPCE da Universidade do Porto, moderada por Mari Carneiro, responsável pela área de tratamento do CRI Porto Ocidental.

A sessão de encerramento decorre pelas 16h00, com Júlio Roque, do CRI Porto Ocidental e Paula Brandão, Diretora do Departamento da Coesão Social da Câmara Municipal de Santo Tirso.

As I Jornadas “Desafios para a Coesão Social” estão abertas ao público em geral. A inscrição para participação é gratuita mas obrigatória em http://jdcs.santotirso.pt  ou 252 860 340.