Praia Urbana já está a nascer junto ao Rio Ave

27 Junho 2017

Já está no terreno construção da primeira praia urbana de Santo Tirso. Numa área de 10 mil metros quadrados, junto ao passadiço do rio Ave, este novo equipamento promete ser o sucesso deste verão.

A praia urbana terá entrada gratuita, dispondo de espaços com guarda-sóis, serviço de bar e pulverizadores de água. Previsto está também a organização de diversas atividades, desde sessões de ginástica ao ar livre, concertos e festas temáticas.

A criação desta praia urbana insere-se na estratégia da Câmara de Santo Tirso de aproximação da população ao rio. A proposta foi apresentada por quatro jovens do concelho – André Paiva, Paulo Ribeiro, Rafael Rocha e Tiago Gonçalves –, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem de 2016, tendo sido o projeto vencedor.

“O nosso objetivo com esta proposta foi promover a ocupação dos tempos livres dos jovens, através da disponibilização de um equipamento de referência no concelho, mas também recuperar a tradição do envolvimento da população com o rio”, explicou Rafael Rocha.

Numa visita à obra, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, enfatizou que se trata de uma praia urbana e não uma praia fluvial. “Existem diferenças. Neste caso, não é possível utilizar o rio para banhos. Em alternativa, existem pulverizadores e chuveiros que ajudam a refrescar”, explicou.

Por outro lado, o autarca revelou que a construção da Praia Urbana de Santo Tirso teve em conta as cheias do leito do rio nos meses de Inverno. Desta forma, chegados ao Verão, os trabalhos de manutenção da praia urbana envolvem apenas a limpeza e a manutenção do relvado, tal como já acontece todos os anos.