Festas de S.Bento arrancam a 6 de julho

30 Junho 2017

CONCERTOS, FOGO DE ARTIFÍCIO, VIDEOMAPPING E TEATRO BUS MARCAM SEIS DIAS DE FESTA EM SANTO TIRSO

É considerada uma das maiores romarias da zona norte, e traz, todos os anos, milhares de pessoas a Santo Tirso. As Festas de São Bento arrancam já no próximo dia 6, com um programa recheado de música, arraiais e muito divertimento. 4Mens, D.A.M.A., Mia Rose, Ecos da Cave, The Stranglers, Gisela João e quatro dias de “Há Baile no Largo” são algumas das atrações que prometem agitar a cidade, que é, de forma única, um museu de escultura ao ar livre.

De 6 a 11 de julho, Santo Tirso convida a viver a sua tradicional e maior romaria. As “Festas de São Bento” prometem estender-se por toda a cidade, com um programa destinado a toda a família. Uma das novidades deste ano é o espetáculo de vídeo mapping que irá decorrer no dia 9 de julho, a partir das 22h00, na fachada do Mosteiro de S. Bento.

As Festas de S. Bento arrancam no dia 6, pelas 19h00, com a inauguração do “Arraial dos Carvalhais” animado pelo “Ritmo CAID”, Inês Coutinho e Ventos Melódicos. Pelas 21h30, acontece a tradicional arruada de bombos do concelho, pelas ruas da cidade.

A Praça 25 de Abril volta a ser palco de grandes concertos. Na sexta-feira, dia 7, pelas 22h00, Sylvia e o grupo 4 Mens convidam àquela que é a noite mais popular das festas. Já no dia 8, é a vez de Mia Rose e D.A.M.A subirem ao palco. Os concertos serão seguidos pelo tradicional espetáculo pirotécnico lançado do edifício dos Paços do Concelho que, à semelhança dos anos anteriores, promete surpresas.

No domingo, dia 9, não há concertos na Praça 25 de Abril, mas há um grandioso espetáculo de Vídeo Mapping (conjugação de imagem 3D, vídeo e música) projetado na parede do Mosteiro de S. Bento, no Largo Abade Pedrosa. O espetáculo ocorrerá três vezes: 22h00, 23h00 e 24h00.

Segunda, dia 10, chega uma das atuações mais esperadas pela população. Os Ecos da Cave atuam na Praça 25 de Abril, juntando-se pela primeira vez ao fim de duas décadas para recordar os sucessos dos anos 80 e 90. Serão seguidos pelo grupo inglês, bem conhecido pelos singles “Always the Sun”, “Golden Brown” e “No More Heroes”: The Stranglers.

Exatamente no dia 10, ainda, cumpre-se a tradição da sessão de fogo do ar e cachoeira, junto à ponte sobre o rio Ave, pela meia noite.

Dia 11, feriado municipal, Gisela João protagoniza uma mágica Noite de Fado, na Quinta de Fora.

HÁ BAILE NO LARGO
Nos primeiros quatro dias de romaria, 7, 8, 9 e 10, a festa prolonga-se noite dentro, e vai até ao Largo Coronel Batista Coelho. Grande atração dos últimos anos para população e visitantes, a iniciativa consegue a proeza de juntar várias gerações, e promete madrugadas em festa, com muita música, DJ’s e a colaboração dos bares do concelho.
DJ D’Machine (DJ Oficial Anselmo Ralf) e Dj Tonny; Meninos do Rio Djs e Dj Tonny; Dj Tonny Bianchi e Pedrinho K; Los bravos e Dj Vitor Oliveira são os nomes que compõe o cartaz deste ano do Há Baile no Largo.

Uma das novidades desta edição é o Teatro Bus, um autocarro com paragem marcada na Praça General Humberto Delgado, que pretende cativar e tornar a “praça do teatro” num local de passagem obrigatória e imprescindível dos que se deslocarem às Festas de São Bento 2017.

Durante todo o programa de romaria, o convívio também se faz no Arraial da Praça dos Carvalhais, onde diferentes associações do concelho se juntam para promover o melhor dos comes e bebes da região. Ao arraial também não falta a música, com folclore, dança e tunas, atividades protagonizadas por diferentes associações do Município.

Outra das grandes atrações é a “Praça Colorida”, situada na Praça Conde de São Bento, que com diferentes materiais e uma temática surpresa prima pela sua genialidade.
O Município, cujo nome tem sido transportado além-fronteiras pelo reconhecimento arquitetónico do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, aposta no turismo como chave-mestra para a sua promoção. Para além do programa oficial, durante todos os dias terão ainda lugar várias atividades paralelas. Para os amantes do desporto, o “São Bento a Mexer” integra uma Caminhada de São Bento, uma Milha Urbana, um Rally Paper, um Concurso de Pesca e ainda um Campeonato de Columbofilia. De um ponto de vista mais cultural, a iniciativa “+ S. Bento” convida a visitar uma Exposição de Colecionismo sobre S.Bento e ainda uma Feira de Colecionismo e Antiguidades.

Arraial

Fotos arquivo (3)